Veja este email no seu browser
 

Boletim Informativo do Projeto Edição nº 1 - abril de 2022

Editorial

Bem-vindo ao primeiro número da newsletter dedicada ao projeto “Línguas Românicas para Estudantes Universitários de Língua Eslava”, (LMOOC4Slav), financiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia Action KA2 Parcerias estratégicas no ensino superior.

Esperamos que esta primeira edição ajude a divulgar os resultados, materiais e métodos junto de um público vasto, encoraje a troca de ideias e experiências, bem como leve a uma colaboração produtiva.

A newsletter é emitida pela Federação Nacional do Centro de Iniciativa de Professores para a Europa (FENICE), uma associação de professores que visa contribuir para a construção de um espaço educativo europeu comum, melhorando as características profissionais dos professores e os padrões dos sistemas de aprendizagem.

Pode ler esta newsletter também em http://www.lmooc4slav.eu ou www.fenice-eu.org. Com este boletim, esperamos iniciar uma atividade de networking e uma cooperação duradoura.

O que é o Projeto LMOOC4Slav?

São objetivos da UE promover a mobilidade e a compreensão recíproca entre culturas, assim como o domínio, por cada cidadão europeu, de, pelo menos, duas outras línguas, além da própria língua materna (LM). No mosaico linguístico europeu, as línguas eslavas e as línguas românicas pertencem aos grupos linguísticos mais amplamente representados. De facto, graças ao programa Erasmus, milhares de estudantes com LM eslava decidem fazer uma parte dos seus estudos em países de línguas românicas, como Itália ou Portugal. O projeto LMOOC4Slav oferece a estes estudantes um percurso de aprendizagem online em livre acesso, tendo em consideração as suas necessidades específicas para enfrentarem o ensino universitário.

Ter um nível de competência B1/B2, requisito para a mobilidade, pode não ser suficiente para poder levar a cabo, com proveito, o percurso académico e a plena integração no novo contexto universitário. A língua da comunicação académica tem as suas características próprias e exige competências e habilidades específicas. Os MOOC de italiano e português académico permitirão desenvolver tais competêcias e habilidades, assim como as estratégias que tornarão os aprendentes mais conscientes do modo como se aprende uma nova língua e de como se aprende, com eficácia, em contexto académico.

Além dos dois MOOC, o projeto prevê a criação de recursos didáticos abertos, destinados aos docentes de língua italiana e portuguesa como língua estrangeira e aos seus estudantes, recursos que podem ser descarregados do portal do projeto: http://www.lmooc4slav.eu. Os recursos incluirão gravações vídeo com transcrições, textos escritos sobre assuntos académicos relativos a diversas áreas disciplinares e Unidades de Aprendizagem “prontas a usar”. O portal, ativo em três línguas (IT, PT e EN), além de alojar os recursos didáticos, disponibilizará toda a informação relativa ao projeto, nomeadamente sobre as duas conferências internacionais que terão lugar em Portugal e em Itália.

Resultados do Projeto

No final do seu ciclo de implementação, o projeto terá produzido os seguintes resultados:

  1. dois MOOCs de discurso académico (um para italiano e outro para português);

  2. Recursos Educacionais Abertos (OERs) para italiano e português, para fins académicos;

  3. um Guia Pedagógico para integração de MOOCs e OERs;

  4. um portal para ensino de línguas com MOOCs e OERs;

  5. um volume editado, e com revisão por pares, sobre LMOOCs;

  6. duas conferências internacionais, com a respetiva Call for papers, a primeira no Porto (PT) e a segunda em Nápoles (IT).

 

Primeira Conferência Internacional e Chamada de Trabalhos

Language MOOCs and OERs: new trends and challenges
7-8 de outubro de 2022, Universidade do Porto, PT


Chamada de trabalhos (prazo: 11 de junho de 2022)

A conferência tem como objetivo reunir profissionais do ensino superior, especialistas em linguística aplicada e peritos em tecnologias educacionais que trabalham em questões relacionadas com a aprendizagem e o ensino de línguas, nomeadamente: MOOCs, OERs, novas abordagens no ensino e aprendizagem de línguas, mobilidade académica, descrição linguística, diversidade linguística, línguas para fins específicos, transformação digital na Educação e novas tecnologias educativas, novos projetos de colaboração, multiculturalismo e inclusão.

Os resumos submetidos serão selecionados através de uma avaliação anónima de dois especialistas com base na sua originalidade, qualidade técnica e apresentação. Os resumos podem ser submetidos numa das seguintes línguas: Português, Italiano, Inglês.

Os resumos devem ser enviados até 11 de junho de 2022 via EasyChair neste link: https://easychair.org/conferences/?conf=lmoocoer2022. Mais informações podem ser encontradas em: https://www.lmooc4slav.eu/conferences.php.

Um volume de textos selecionados será publicado online, em acesso aberto, pela Perugia Stranieri University Press.  


Para saber mais aceda ao site:  https://www.lmooc4slav.eu

Visite a nossa página no Facebook em https://www.facebook.com/LMooc4Slav/

e dê um LIKE!

Siga o nosso perfil no Twitter @LMooc4Slav
Escreva-nos: https://www.lmooc4slav.eu/contact.php

Estamos ansiosos por conhecê-lo online muito em breve!

Partenariato


Este projeto foi financiado pelo Programa ERASMUS + da União Europeia. Esta publicação reflete apenas os pontos de vista dos autores, e a União Europeia não pode ser responsabilizada por qualquer uso que possa ser feito das informações nela contidas. Se não deseja receber mais e-mails, responda a este e-mail escrevendo como assunto REMOVER.